Um compressor de ar tem diversas válvulas, cada uma tem uma função importante que permite o sistema de funcionar adequadamente e conferir segurança aos usuários e a própria máquina.
Todo compressor tem, no mínimo, três válvulas: válvula de retenção, de segurança e de alívio. Compressores maiores passam a ter outras válvulas auxiliares para o papel que desempenha.
A seguir explicamos a função de cada uma (clique para expandir).
Válvula de Retenção
Qualquer compressor com reservatório precisará desta válvula, ela garante que o ar pressurizado para dentro do vaso de pressão permaneça lá, daí o nome “retenção”.
Está válvula é unidirecional (permite o escoamento apenas em uma direção). Sua parte inferior é rosqueada diretamente ao reservatório, enquanto a parte superior recebe a entrada de ar advinda do cabeçote. Alguns modelos possuem saída lateral para comunicação com a válvula de alívio.
Quando a válvula de retenção está danificada o compressor tende a superaquecer, pois fica tempo demais ligado para atingir a pressão de desligado ou, quando o vazamento na válvula é muito grande, o compressor não consegue atingir a pressão máxima e, portanto, não desligado.
Se precisar de válvula de retenção para seu compressor, encontrará uma lista completa clicando aqui.
Válvula de Segurança
A válvula de segurança garante que, caso seu compressor continue ligado mesmo após chegar na pressão de desligamento, a válvula dispara impedindo que continue aumentando a pressão dentro do reservatório, evitando o mais grave acidente que pode ocorrer com um compressor: a explosão.
Em compressores de alta pressão (2 ou mais estágios) é comum encontrar válvulas de segurança na cabeça do cilindro de menor pressão para evitar a quebra de componentes internos caso haja falha de vedação da placa de válvulas do estágio de maior pressão.
Você encontrará válvulas de segurança para seu compressor clicando aqui.
Válvula de Alívio
Quando o compressor chega na pressão máxima, o pressostato desarma e o compressor desliga. Porém, dentro do cilindro fica uma bolsa de ar pressurizado que não atingiu a pressão máxima para entrar no reservatório. Este ar pressurizado que ficou preso precisa ser eliminado para garantir que na próxima vez que o motor elétrico venha partir, o sistema não esteja pesado (carga muito grande na partida) e evitar a sobrecarga do motor.
Válvulas de alívio danificada podem comprometer o motor elétrico, pois sobrecarrega sua partida e, no pior dos casos, ocasiona a queima do motor.
Precisa da válvula de alívio ou do pressostato completo? Clica aqui que você encontra.
Válvula de Alívio Centrífuga
A válvula de alívio centrífugo tem a mesma função da válvula de alívio, muda apenas o princípio de funcionamento e o local de instalação.
Enquanto a válvula de alívio geralmente faz parte do próprio automático (que liga e desliga o compressor), em compressores maiores, que não utilizam automático pois atuam de forma contínua (ler sobre a válvula de descarga), é a válvula centrifuga que faz esse papel e ela vai rosqueada na parte traseira do cárter.
Se você precisa de válvula de alívio do tipo centrífuga, pode encontrar clicando aqui.
Válvula de Descarga
Em compressores acima de 40pcm (geralmente 60pcm) é pouco comum ser utilizado um automático para ligar e desligar pois, como é um sistema muito pesado (cabeçote com 3 ou 5 cilindros) e motor mais robustos (+15HP) haveria uma fadiga mecânica e elétrica muito grande e isto poderia degenerar a rede elétrica e seus dispositivos, bem como acentuar o desgaste mecânico das peças do motor e do cabeçote.
Desta forma, a melhor alternativa é introduzir uma válvula que, quando o compressor atinge a pressão nominal, ela abra para permitir que o compressor pare de carregar o reservatório e fique operando em vazio (jogando o ar para fora, ao invés do reservatório) o que permite trabalhar com uma carga mais baixa até que a pressão dentro do reservatório chegue no valor mínimo necessário para que a válvula feche e o compressor volte a comprimir ar dentro do reservatório.
Se esta válvula não estiver funcionando corretamente, é esperado que:
1- Ou o compressor fique vazando direto, não permitindo que encha o reservatório
2- A válvula não dispara e o compressor ultrapassa a pressão máxima permitida, acionando a válvula de segurança.
Válvula Piloto
Válvula piloto é qualquer válvula que permite acionar outra válvula através de uma pressão relativamente pequena de alimentação, ou seja, uma pressão de entrada pequena permite acionar outra válvula que, caso fosse acionada diretamente, precisaria de uma pressão muito maior.
No caso do compressor, a válvula piloto é a responsável por acionar a válvula de descarga e permitir que todo o funcionamento explicado sobre a válvula de descarga possa ocorrer. Todo compressor que utiliza uma válvula de descarga utilizará também uma válvula piloto.
Como a válvula pilota é a responsável por acionar a válvula de descarga, uma falha neste dispositivo ocasionaria os mesmo efeitos que os danos na válvula de descarga em si.
Estas são válvulas características do compressor alternativa (de pistões).
Em compressores rotativo (parafuso) existem outras válvulas mais complexas, que atuam em funções semelhantes, mas específicas das necessidades de um compressor rotativo, em breve faremos um artigo sobre estas válvulas, fique ligado em nosso blog para conferir!
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