Chave Eletromagnética, por que usar?

Todo sistema elétrico à partir de uma certa potência demanda de cuidados especiais quanto a seu acionamento e funcionamento para garantir que tanto o motor quanto a rede elétrica não sejam danificados.


Em nosso dia-a-dia na loja é frequente que as pessoas escolham não levar uma chave eletromagnética, mesmo sabendo dos riscos.
As frases mais escutadas são:

  • “Ah, mas eu tenho um lá que já funcionou vários anos sem e nunca deu pau!”
  • “É mais caro comprar uma chave dessas do que um automático novo”
  • “Ah, mas eu vou usar tão pouquinho, que acho melhor não levar”

Nós entendemos que nem sempre o bolso do cliente está saudável para levar todos os itens que o compressor precisa, mas na posição de assistência técnica temos ciência dos malefícios que a ausência desse itens pode acarretar.

Mas afinal, é mesmo necessário instalar uma chave eletromagnética no compressor?

Sim, mas só se a potência do motor foi igual ou superior a 2CV (ou 2HP).

À partir dessa potência a carga (corrente elétrica) que o motor demanda é maior do que a carga que os contatos do automático suportam e, ligar o motor diretamente no automático, é o equivalente a instalar um chuveiro elétrico com cabo 2,5mm² – ele vai até funcionar na posição morno, mas vai torrar o fio.

No caso de motores elétrico é ainda mais complicado, pois pode acabar queimando o motor e gerar um prejuízo maior que, muitas vezes, a garantia não cobre.

Para evitar dores de cabeça vala a pena investir um pouco mais e garantir a segurança do seu motor, pois com uma chave eletromagnética é praticamente certo que ele funcionará por vários anos.

A forma correta é ligar o motor à chave ao passo que o automático atuará apenas como uma espécie de disjuntor da bobina do contator, ligando e desligando o compressor de acordo com a pressão dentro do reservatório

Os efeitos adversos por uma ligação errada são tanto mais prováveis de ocorrer, quanto:

  • Maior for a potência do motor
  • Maior for o tempo de uso/dia do equipamento
  • Mais instável for a rede elétrica
  • Mais quente e úmido estiver o dia / clima
  • Menor for o espaço que o compressor tem para trocar calor (esfriar)

Isso explica porque muita gente acha que não precisa da chave baseado na observação de que o compressor antigo nunca precisou, pois, geralmente, essas pessoas tinha um compressor de pequeno porte (10pés = 2cv) e contavam com um local fresco e/ou uma boa rede elétrica (com pouca oscilação de tensão) e, em compressores mais antigos, o automáticos tinham contatos elétricos mais robustos.

Todavia, há casos em que vendemos um compressor e ele dá garantia por conta da ausência da chave eletromagnética e, quanto a isto, os fabricantes são unânimes:

  • Uso obrigatório de chave eletromagnética sob pena de perder a garantia do motor.

Aqui na Kimotor sempre indicamos o uso do equipamento e até fazemos a instalação da chave no compressor em cortesia para garantir que tudo ficará bem feito e seguro para o cliente.

Fique ligado em nosso blog para mais dicas!

Dúvidas, sugestões ou elogios? Nos envie seu e-mail para:
qualidade@kimotor.com.br

Atenciosamente
Equipe Kimotor Eletromecânica

Artigos relacionados