Selos Mecânico – Princípio

Os selos mecânicos são dispositivos que permite a selagem de bombas, evitando que o fluido bombeado vaze através do eixo. Existem outras formas de selagem de eixo em bombas como gaxetas e sistema hidrocentrífugo, porém o selo mecânico é o mais amplamente utilizado e com maior desempenho.


Elementos do Selo Mecânico

Selos mecânicos são constituídos por cinco elementos básicos:

Visão em corte do selo mecânico no eixo.
  • Face Estacionária Auxiliar
    A face estacionária auxiliar é na verdade o assento da face estacionária, ela garante que não haverá movimento relativo entre a face estacionária e o alojamento na tampa da bomba, bem como evita que o fluido penetre entre as paredes da face estacionária, geralmente é feita em elastômero (borracha).
  • Face Estacionária
    Esta é a parte do selo mecânico que fica fixa na carcaça (por isso estacionária), como estará em contato direto com a face rotativa, precisa ser confeccionada num material de elevada dureza e baixa rugosidade superficial, geralmente fabricado em material cerâmico.
  • Face Rotativa
    Esta é a parte que faz a selagem com a face estacionária. Por estar fixada ao eixo ela roda junto com ele, esta parte é geralmente feita em um material com baixo coeficiente de atrito como grafite ou PTFE (teflon).
  • Face Rotativa Auxiliar
    Assim como a face estacionária auxiliar, o papel deste elemento é garantir que não haja vazamento entre a face rotativa e o eixo da bomba, também é construída em materiais elastoméricos.
  • Mola de Compressão
    Com o passar do tempo é natural que as faces estacionária e rotativa se desgastem, ficando mais finas. A mola de compressão garante que sempre haverá pressão suficiente entre elas.

Esta é a vista explodida do selo mecânico, repare na ordem dos elementos conforme descritos acima:

Vista explodida do selo mecânico

Princípio de funcionamento

O selo funciona como dois conjuntos separados: um conjunto rotativo que faz a vedação do eixo e um conjunto estacionário que faz a vedação na tampa da bomba:

Detalhe dos conjuntos rotativo e estacionário

Para que todo o sistema funcione adequadamente as faces que deslizam entre si (face rotativa e estacionária) precisa muito suaves e planas, não basta apenas uma retífica das faces, é precisa quase que uma lapidagem das faces em selos mecânicos de boa qualidades.

Todavia, nenhum face pode ser tão perfeita que não permita um vazamento mínimo, na verdade é desejado que haja um mínimo vazamento entre as duas faces (e somente aí), pois a água que penetra entre as duas faces atua criando uma fina camada lubrificante:

A faixa azul entre as faces representa a fina camada de água que vaza entre elas, essa cama atua como uma película lubrificante e é importante pois:
1- Evita que haja contato direto entre as faces.
2- Refrigera o selo mecânico

Estas funções são especialmente importante pois prolonga a vida do selo mecânico e transformam-no em elemento mais estável e durável.

Isso significa que nem um selo mecânico é perfeitamente estanque, haverá sempre um mínimo vazamento, que garante a integridade e confiabilidade do dispositivo, caso contrário, um selo que fosse 100% estanque, fundiria as faces devido ao atrito direto e a falta de refrigeração.

Existe uma variedade muito grande de selos mecânicos:

Alguns dos diversos tipos de selos que existem.

Cada selo foi projeto para atender aplicações diferentes como casos em que há muita pressão, ou altas velocidades de rotação, fluidos de viscosidade diferente da água e etc., cada qual com suas particularidades construtivas, mas todos projetados sob os mesmos princípios citados


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