Todo motor elétrico vem com uma placa de identificação, nela constam diversas informações importantes como potência, tensão/corrente de operação, rotação e outros. É fundamental saber interpretar os dados para garantir a correta seleção do motor e de seus dispositivos de segurança, como chave de partida, condutores elétricos e etc.
Independentemente do fabricante do motor ou se ele é trifásico ou monofásico, as informações técnicas do motor são padronizadas e o que é válido neste exemplo será válido em qualquer outro motor da mesma natureza.
Para facilitar a leitura dividimos a placa por tópicos numerados de 1 a 5, clique no tópico desejado para expandir as informações.
Tópico 1
Nas duas primeiras fileiras encontram-se informações sobre a natureza do motor elétrico:
Tipo de ligação (~3) Indica se o motor é trifásico (~3) ou monofásico (~1)
Tipo de carcaça (132 S) Indica a carcaça em que o motor foi montado, está informação é importante para verificar se as dimensões físicas de fixação da base ou flange estão de acordo com o esperado
Data de fabricação e lote (25/MAR/04 BM20035) Informa quando o motor foi fabricado e o lote do fabricante
Tipo de motor (Motor de Indução – Gaiola) Este é o tipo de motor que você verá em praticamente qualquer bomba, compressor, lavadoras e equipamentos em geral
Frequência elétrica (60Hz) Indica a frequência de operação, no Brasil toda a rede elétrica é estruturada em 60Hz, no Paraguai é 50Hz, por exemplo.
Categoria (N) Categoria do conjugado de partida do motor. Em outras palavras, indica para que tipo de máquina é indicado o motor. A maioria dos motores encontrados no mercado é categoria N, que seria o tipo de partida normal. Equipamentos com uma inércia de partida muito grande, como elevadores, utilizam a categoria D geralmente. Existe diversos tipos de categoria, você pode encontrar mais informações nesse post.
Tópico 2
Estas informações organizam os dados elétricos e de funcionamento do motor.
Potência 7,5 (10) Esta é a potência disponível na ponta do eixo do motor. O valor de fora é exibido em kW (quilo Watts) e o valor em parênteses indica a potência em CV ou HP (vulgo “cavalos”).
1 CV = 735 W = 0,735 kW
Rotação (1760) Rotações por minuto (rpm) indica quantos giros o motor dá em 1 minuto, neste caso 1760rpm.
As opções mais comuns de rotação são: – 2 Polos: rotação aproximada de 3550 rpm – 4 Polos: rotação aproximada de 1750 rpm – 6 Polos: rotação aproximada de 1150 rpm – 8 Polos: rotação aproximada de 850 rpm
Comercialmente os modelos 6 e 8 polos são considerados motores de aplicação especial, são mais difíceis de encontrar e bem mais caros, ao passo que os modelos de 2 e 4 polos são os mais comuns de mercado sendo popularmente chamados de alta rotação (2 polos) e baixa rotação (4 polos)
Fator de Serviço (1,15) FS (Fator de Serviço) ou SF (Service Factor) indica em quanto o motor pode trabalhar acima da potência nominal, neste caso 1,15 (15% a mais), ou seja, este motor pode trabalhar oferecendo uma potência de até:
7,5CV x 1,15 = 8,6CV de potência
Esse não é um regime de operação que deve funcionar sempre, apenas em eventualidades. Nos motores em que o FS é 1,00 não se deve exceder a potência nominal sob o risco de queima das bobinas.
Classe de Isolamento (B K) Indica qual a temperatura máxima que os isolantes elétricos do motor pode suportar. No caso da categoria B esta temperatura é de 130°C. A categoria é selecionada de acordo com as condições em que o motor deverá operar.
Corrente de pico (Ip/In 7.8) Indica quantas vezes a corrente de pico (Ip) é maior que a corrente nominal (In), neste caso a corrente de pico é 7,8x maior que a corrente nominal. Esta corrente é atingida na partida do motor.
Grau de Proteção IP (IP 55) IP (Índice de Proteção) é o tipo de proteção a entrada de material sólido e água dentro do motor, temos um post só sobre isso, você pode acessar clicando aqui.
Faixa de tensão de operação (220 / 380 / 440 V) Esta são as tensões em que este motor pode ser ligado.
Corrente nominal de operação (26.4 / 15.6 / 13/2 A) E estas são as respectivas correntes para cada tensão informada acima. Por exemplo: em 380V a corrente do motor será de 15,6A
Tópico 3
Aqui você encontra as condições de operações do motor
Regime de Operação (S1) Indica o tempo e a frequência de partidas a que o motor pode funcionar. O regime S1 é indicado para equipamentos que acionam e ficam um tempo ligado antes de desligar e ligar novamente, como os compressores.
Temperatura Ambiente Máxima (40°C) Instalar o motor em um local com temperatura superior a informada fará com que sua ventilação fique comprometida, desencadeando um sobreaquecimento e posterior queima do motor.
Altitude Máxima de Funcionamento (1000m) A altitude está associado a quantidade de ar disponível, altitudes mais altas tem menos ar (rarefação do ar) e portanto menor quantidade de ar que o ventilador do motor pode prover para esfriá-lo. Instalar em altitudes superior ao indicado poderá surtir os mesmo efeitos que instalar em um local mais quente que o permitido, pois não haverá troca de calor o suficiente para manter o motor refrigerado, podendo levá-lo à queima por sobrecarga térmica.
Rendimento ou eficiência (% = 91.0) O motor sempre consome mais energia do que ele consegue entregar, o rendimento indica o quão bem ele consegue transformar essa energia.
O motor do exemplo tem 10kW e eficiência de 91%, significa que:
Potência que ele consumiu = 10kW / 0,91 = 10,9kW
Ele consome 10,9kW de potência elétrica para entregar 10kW de potência mecânica no eixo, o restante é dissipado como calor, vibração e ruídos.
Fator de Potência (cosφ = 0,82) FP (Fator de Potência) indica o quanto de energia as bobinas do motor precisam recircular para manter o campo magnético, na prática significa que o motor puxa uma corrente maior do que a que ele realmente consome para manter o campo magnética ativo. Esta corrente adicional não é consumida e, portanto, não é contabilizada no consumo de energia elétrica, porém é importante para fazer a correção do fator de potência na instalação elétrica.
O cálculo de potência para motores trifásico é dado por:
P de potência mecânica (a informada na placa): 7,5 kW Ude tensão de alimentação: 220V Ide corrente na tensão informada: 26,4A cosφdo fator de potência: 0,82 ηde rendimento ou eficiência: 91% = 0,91
Para o motor do exemplo a conta fica:
Casando exatamente com o valor informado na placa de 7,5kW ou 10CV. Esta é uma fórmula especialmente útil para descobrir um dos valores quando se tem os demais.
Tópico 4
O esquema de ligação elétrico do motor mostra como os cabos de saída do motor devem ser ligados para operar na tensão informada.
Em motores monofásicos é comum encontrar apenas a indicação de “tensão menor” e “tensão menor” indicando ser 110V ou 220V, por exemplo.
As letras L1, L2, L3 indicam as linhas de entrada, ou seja, onde os cabos da energia elétrica trifásica deverão ser ligados.
As letras Y e Δ indicam o tipo de ligação: Y = ligação estrela / YY = dupla estrela Δ = ligação triângulo / ΔΔ = duplo triângulo
Estes esquemas de ligação são especialmente importante para reduzir o efeito do pico de corrente na partida.
O motor do exemplo conta com 12 pontas de saída, mas é possível ter apenas 6 ou até mesmo 3 fios na saída em motores monofásico que vão operar apenas em uma tensão.
Tópico 5
O rodapé da placa exibe o tipo de rolamento utilizado nos mancais do motor, no exemplo: – Rolamento dianteiros: 6308 ZZ – Rolamento traseiro: 6207 ZZ
O tipo de graxa para lubrificar os mancais, no exemplo: – Mobil Polyrex EM
O peso do motor: 64kg
E o selo da Inmetro da portaria de eficiência energética e a respectiva norma com a qual foi avaliado (NBR7094)
Motores elétricas são máquinas complexas, além de uma das mais utilizadas em todo o mundo, estima-se que 70% de toda energia elétrica usada nos processos industriais seja com motores elétricos, desta forma é muito importante compreender algumas das informações essenciais para garantir uma aplicação segura e energeticamente eficiente.