Provavelmente você já se deparou com esta informação em algum dispositivo elétrico, como um motor elétrico ou um celular, por exemplo, mas você sabe o que significa a classe de proteção IP e qual sua importância?
O grau de proteção IP é um padrão internacional normalizado e definido pela Comissão Elétrica Internacional (IEC), uma organização de padronização de dispositivos elétricos, e corresponde a proteção inerente que o equipamento tem contra a penetração de água e partículas sólidas em seu interior.
Sua medida é composta por dois dígitos, sendo que:
– Primeiro dígito: corresponde a proteção contra material sólido
– Segundo dígito: corresponde a proteção contra água
Cada um destes dígitos é normalizado de acordo com as normas ABNT NBR IEC 60034-5:2009 (antiga NBR 9884) e ABNT NBR IEC 60529:2005 (antiga NBR 6146) e substituem o antigo padrão de proteção de invólucros americano, designado pela sigla NEMA (National Electrical Manufacturers Association).
Nos motores elétricos monofásico e trifásico é bastante comum encontrar três valores com nomes comerciais bem definidos:
O grau IP é informado na plaqueta do motor, é uma informação obrigatória:
Esse tipo de informação é muito útil para saber se o motor estará de acordo para trabalhar nas condições do serviço. Por exemplo, um equipamento para trabalhar em uma serralheria com IP21 não é uma boa ideia, pois poderá entra muito pó de madeira dentro da carcaça, dificultando a troca de calor e contribuído para a queima do motor.
Da mesma forma que um compressor de um consultório odontológico não precisa de um motor com IP55, pois isso só deixará o equipamento mais caro desnecessariamente.
Fique ligado em nosso blog para mais dicas!
Dúvidas, sugestões ou elogios? Nos envie seu e-mail para:
qualidade@kimotor.com.br
Atenciosamente
Equipe Kimotor Eletromecânica